Truques para manter a sua produtividade durante o dia

Uma vez que você tenha determinado suas tarefas mais importantes a cumprir, é importante que você retire suas distrações e domine sua vontade natural de procrastinar.

Esses truques podem te ajudar a manter um nível constante de produtividade no trabalho.

1. Organize Suas Atividades por Contextos

A troca de contexto é uma das causas que mais destrói a produtividade. Em sua forma mais simples, ela significa ficar pulando de tarefa em tarefa sem que elas estejam co-relacionadas. Mesmo se você tiver a sorte de trabalhar de casa, trocas de contexto provavelmente estão sugando sua produtividade de outras formas. Confira nossas dicas para combater esse mal:

Organize categorias similares de tarefas e projetos em sua agenda. Digamos que algumas de suas tarefas frequentes incluam agendar posts em mídias sociais e responder a usuários dessas mídias. Junte essas tarefas, como ambas envolvem mídias sociais. Pesquisas mostram que agrupar tarefas parecidas nos permite ter mais iniciativas, e acabá-las.

Agende todas as suas reuniões para o(s) mesmo(s) dia(s) da semana: Infelizmente, reuniões são um mal necessário para a maioria de nós, mas eles também são os grandes culpados da troca de tarefas. Mattan Griffel, Diretor Executivo da One Month, uma escola online de educação para empreendedores de tecnologia, tem uma política rígida de agendar todas suas reuniões às quartas feiras. Como ele diz, “o resultado líquido de ter reuniões em um dia da semana é ter blocos longos, ininterruptos de tempo durante os outros dias que permitem ter uma produtividade incrível”.

Faça triagem do seu email. Sejamos sinceros, e-mails são uma das maiores distrações do seu dia. E-mails talvez estejam contribuindo mais à troca de tarefas que você se dê conta. Por isso você precisa agendar um tempo para a triagem de seus e-mails. Duas vezes por dia, separe 15 minutos de tempo para organizá-los da seguinte maneira: se eles pertencem a um projeto que você está executando hoje, então adicione à sua lista de tarefa quando estiver executando essa tarefa, se não, eles vão para uma lista “a fazer”.

2. Cronometre Suas Tarefas

Se a tarefa é difícil, você tem duas opções:

  • Ligue o cronômetro e trabalhe nela por um período específico de tempo;
  • Use a Técnica Pomodoro para maximizar o seu tempo e a eficiência do seu trabalho.  Esta técnica é a prática de escolher uma tarefa e de fazer o pequeno compromisso de passar 25 minutos completamente concentrado nessa iniciativa fazendo uma pausa de 5 minutos entre cada tarefa escolhida.

3. Faça uma Pausa

É natural pensar que você deve permanecer acorrentado à sua mesa por horas e horas para fazer seu trabalho. Contudo, se você não fizer intervalos, você provavelmente irá diminuir sua produtividade no trabalho em vez de aumenta-la.

A notícia ruim é que olhar o Facebook ou verificar seus e-mails a cada cinco minutos não contam como pausas produtivas. Em suma, você quer se sentir restaurado e re-energizado depois de seu intervalo, não só procrastinar.

Então qual é a melhor maneira de fazer uma pausa? Desconecte-se por pelo menos 15-20 minutos depois de cada bloco de 60 a 90 minutos de trabalho. Sessões de trabalho de 60 a 90 minutos são as mais sensatas porque esse é o tempo durante o qual seu cérebro pode ficar focado em uma só tarefa.

Você não precisa seguir esses tempos à risca, mas organize seu trabalho em blocos. O Pesquisador Anders Ericsson descobriu que violinistas de elite não passam mais tempo praticando que os outros – eles praticam de maneira mais inteligente: 90 minutos de ensaio, seguidos de um intervalo curto, e cochilos de 20-30 minutos durante a tarde também.

4. Não Tenha Medo De Fechar Sua Porta

Existem empresas que trabalham o conceito de open space, em que o ambiente não apresenta divisórias, nem salas. Em alguns casos, nem aquelas pequenas divisões a meia altura nas baias existem. Normalmente usam grandes mesas coletivas, lado a lado. No começo parece lindo, com todo time trabalhando integrado e se comunicando a valer! Mas existem momentos em que é preciso se concentrar. Pode-se imaginar o burburinho que uma sala enorme como essas, com dezenas de pessoas trabalhando não faz?

Às vezes você precisa de foco para encontrar seu ritmo, sua maneira pessoal de como aumentar a produtividade no trabalho. Permita-se se isolar de vez em quando!

Assim como se dividir em diversas tarefas ao mesmo tempo, fará com que a gente as complete mais rapidamente. Ledo engano. Isso só irá fazer com que você se sinta mais frustrado por ter feito tudo pela metade sem ter completado nem uma tarefa por inteiro.

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/produtividade-no-trabalho/

Compartilhar: